sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Agentes encontram indícios de maus tratos em hospital psiquiátrico.


Agentes encontram indícios de maus tratos em hospital psiquiátrico


Representantes dos conselhos de saúde fizeram uma vistoria, nesta quarta-feira (16), no Hospital Colônia de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Eles encontraram indícios de maus tratos a pacientes com transtornos mentais. O local, que tem 436 pessoas internadas, apresentava pacientes sem roupa, dormitórios com colchões rasgados e sem lençóis, além de camas imundas. No consultório de odontologia, foram encontrados medicamentos vencidos.

Segundo os agentes, o número pequeno de profissionais da instituição não dá conta da higiene básica. Os banheiros estão cheios de infiltrações, com vasos sujos e quebrados. Além disso, todas as alas do hospital cheiravam mau.

Na hora do almoço, a comida é entregue por uma janela e alguns internos comem com os pratos nas mãos.Todas as irregularidades encontradas pela fiscalização serão relatadas ao Ministério Público e a associações de direitos humanos. Os profissionais de saúde vão encaminhar, ainda, um documento ao governo estadual cobrando uma ação mais efetiva, já que todos os pacientes são dos SUS.

A diretora do hospital foi presa e liberada depois de pagar fiança. Ela vai responder por crime contra a saúde pública e não quis se pronunciar.


Fonte: Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário