segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Forum Social Mundial 10 começa amanhã


A abertura do FSM 10 acontece amanhã, dia 25, às 9h30min, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A mesa de saudação contará com representante dos prefeitos que sediam o encontro, o ministro Tarso Genro, representantes da organização do FSM 10 e representantes do Conselho Internacional do FSM.

- Das 11h às 13h, acontece a primeira atividade do Seminário Internacional 10 anos depois, a mesa Fórum Social Mundial – Balanço de 10 Anos, com a participação de Lilian Celiberti, Raffaella Bollini, Nandita Shah, Francisco Whitaker, João Antônio Felício, João Pedro Stédile, Oded Grajew e Olívio Dutra (veja a programação completa do Seminário abaixo)

- A marcha de abertura do FSM deve sair por volta das 17h30min do Largo Glenio Peres, Borges de Medeiros, Aureliano Pinto de Figueiredo, Av. Edvaldo Pereira Paiva e segue até a Usina do Gasômetro, onde haverá shows de Bataclã FC, Renato Borgetti, Revolução RS, Marieti Fialho, Tonho Crocco, Banda Gog, Teatro Mágico, Papas da Língua e Marcelo D2.

Entrevista coletiva na AL - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan ( PT) acolheu, na manhã deste domingo (24) a direção do Fórum Social Mundial ao ceder o espaço do Fórum Democrático para a coordenação do evento que começa nesta segunda-feira(25) em Porto Alegre. Ele lembrou que se na primeira edição do Fórum Social Mundial realizada em 2000 houve divergências de opiniões sobre a realização do evento no Estado, este ano a mesa pluripartidária do Parlamento gaúcho foi unânime em apoiá-lo, mostrando a unidade dos gaúchos em torno da idéia.

Pavan falou durante a entrevista coletiva concedida pela coordenação do FSM a imprensa nacional e local da qual participaram Oded Grajew, Francisco Whitaker, ambos da Conselho Internacional, Celso Woyciechowski (CUT) e Lélio Falcão (Força Sindical) da direção local do evento.

Grajew ressaltou que o Fórum teve um avanço histórico Nestes dez anos. Ele salientou que na sua primeira edição o evento foi contestado pelos neoliberais: “eles diziam que o pessoal das entidades organizadoras queriam destruir máquinas e fazer um retorno na história, que já estávamos no fim da história e o mercado livre regularia as relações entre os homens. O tempo demonstrou que justamente os países que seguiram as propostas sociais do FSM de um novo mundo possível foram os primeiros a superar a crise que se abateu sobre o capitalismo global”. Segundo ele, o Fórum de Davos de 2009 transcorreu “num clima de velório”.

Francisco Whitaker, por sua vez, lembrou que o Fórum congrega centenas de entidades da sociedade civil e mostrou a força delas. Conforme ele, se o slogan do evento no inicio era “Um novo Mundo é possível”. Este ano deverá ser mudado para : “ Um novo mundo é possível, urgente e necessário”. “Precisamos salientar a urgência da mudança para garantir a sobrevivência da humanidade”, afirmou criticando as decisões tomadas em Copenhangen pela cúpula Internacional.

Celso Woyciechowski adiantou que , apesar de ser uma das 30 atividades do Fórum no Planeta este ano em preparação ao evento centralizado de 2011 em Dakar, no Senegal, a edição da Grande Porto Alegre, já tem garantida a participação de 30 mil pessoas inscritas em algumas das 500 atividades espalhadas pelas sete cidades da Região Metropolitana. (com o sítio do FSM 10 e jornalista Wálmaro Paz, da AN)

*Para ver a programação completa do FSM 10 da Região Metropolitana de Porto Alegre, Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário