sexta-feira, 9 de abril de 2010

Alagados e removidos do Jardim Pantanal denunciam Governo Kassab

Associações de moradores do Jardim Pantanal, em São Paulo, denunciaram ontem à Defensoria Pública que a região continua sofrendo inundações. Localizado na várzea do Rio Tietê, o Jardim Pantanal é atingida por enchentes desde outubro do ano passado. Algumas ruas permanecem alagadas. Outras voltam a encher com qualquer chuva, porque o solo está encharcado. E partes das ruas que secaram estão cobertas por lama de esgoto mal cheirosa ou com pilhas de móveis e objetos destruídos pela água.

Segundo Ronaldo Delfino de Souza, da coordenação do Movimento de Urbanização e Legalização do Jardim Pantanal, há ruas em que a água chega até o meio da perna. Souza afirma que o Governo Kassab (DEM) não retira os escombros das casas destruídas para evitar que as pessoas voltem ao local. Diz também que parte do entulho não recolhido foi parar nos rios e córregos da região, aumentando o assoreamento desses cursos de água.

Mesmo famílias removidas do Jardim Pantanal passam por dificuldades. Num dos conjuntos da companhia estadual de habitação (CDHU), 63 pessoas estão amontoadas em sete apartamentos dotados de dois quartos, sala, banheiro e cozinha.

“A situação é desumana. Estamos abandonados desde que o assunto saiu da mídia”, lamenta Oswaldo Ribeiro Santos, da Ação Cultural Afro Leste Organizada (Acaleo).

Algumas famílias estão passando fome, porque perderam as fontes de rendimentos que lhes garantia subsistência no Jardim Pantanal.

“São famílias que tiravam o seu sustento do local onde viviam. Ao saírem, perderam esta possibilidade e ainda não conseguiram se reestruturar”, explica Santos.

Fonte: Brasília Confidencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário