quarta-feira, 19 de maio de 2010

Governo TUCANO e seu descompromisso com a saúde mental!

Dia 18 de maio, é uma data de substancial importância para a saúde em consonância com os direitos humanos. Nesse dia é comemorado o dia Nacional da Saúde Mental.

Como não é novidade para os Sorocabanos, em nosso município se concentra a maior quantidade leitos em hospitais psiquiátricos por habitantes no Brasil.

Essa realidade fere os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, como os da Organização Mundial da Saúde - OMS, uma vez que o atendimento é centrado na linha hospitalocêntrica, cerceando o portador de transtorno mental, de um tratamento digno em convivência social, deixando a pessoa com sofrimento psíquico refém das grades de uma cela no manicômio.

Face essa realidade, a participação pelo poder público de Sorocaba nas discussões seria de suma importância, para junto com os movimentos sócias, usuários do sistema de saúde e trabalhadores, pudessem construir alternativas para um tratamento humanizado e com respeito à diferença e as limitações que todo ser humano tem.

Gostaria como Psicólogo, representante do movimento social e mais que isso, cidadão, repudiar a ausência dos representantes do governo Vitor Lippi, na participação da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba, onde reuniu trabalhadores, usuários, estudantes na elaboração de propostas para humanizar o atendimento da saúde mental.

O argumento usado pela coordenadora de saúde mental de Sorocaba, Dra. Maria clara que esteve no local e foi embora, não participando da discussão, foi de que a Secretária de Saúde não teria sido convidada. Argumento esse, que não corresponde com a realidade, uma vez que existe na Câmara Municipal, registro de encaminhamentos dos convites enviados.

Com essa postura, o governo de Sorocaba, mostra total descaso com a grave situação dessas pessoas que estão trancadas nos hospitais, sendo privadas de sua dignidade.

Gostaria de registrar para finalizar, que a reforma psiquiátrica antimanicomial, é uma lei e como lei, deveria ser cumprida, mas infelizmente Sorocaba se exime de sua responsabilidade.

Lucio Costa
Psicólogo e Coordenador do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba - FLAMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário