terça-feira, 6 de julho de 2010

Governo prepara treinamento de equipes contra o crack

O governo dará início em agosto à capacitação de 10.000 líderes comunitários e profissionais de saúde e de educação que vão participar do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Lançado em maio pelo presidente Lula, o plano foi debatido ontem, na Câmara, no primeiro dia do seminário internacional Políticas sobre Drogas promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família.

A secretária nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulina Duarte, apontou a inexistência de dados estatísticos sobre o consumo de crack como um dos principais fatores que prejudicam as ações de combate à droga.

“Infelizmente, não tempos conhecimento real e específico sobre o consumo de crack no Brasil. Os que são mostrados pela imprensa são apenas especulação, porque não há ainda nenhum estudo de âmbito nacional finalizado”.

Segundo Paulina, a Senad ainda está concluindo dois estudos sobre o assunto – um apresentando dados epidemiológicos e outro com dados geográficos.

“O que sabemos é que o crack, antes consumido nas periferias das grandes cidades, apareceu, surpreendentemente, em municipios pobres e na zona rural”.

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas prevê o investimento de R$ 410 milhões, neste ano, em ações imediatas de tratamento médico para dependentes, repressão ao tráfico e campanhas de prevenção. A Secretaria Nacional Anti-Drogas aplicará R$ 100 milhões em ações de prevenção e coordenação com os demais ministérios.

“Essas verbas serão aplicadas também em uma campanha de mobilização social e em ações permanentes de mobilização por todo o país, envolvendo profissionais e veículos de comunicação”, anunciou a secretária Paulina Duarte.

Fonte: Brasilia Confidencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário