quarta-feira, 7 de julho de 2010

Municípios terão Creas para população em situação de rua

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, anunciado pelo Governo Federal em maio, definiu o investimento de R$ 100 milhões para cofinanciamento dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Com a medida, o MDS apoiará a oferta de serviço socioassistencial no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas POP) em municípios com mais de 250 mil habitantes.

O Creas POP prestará atenção especializada a pessoas em situação de rua em um centro separado das unidades de referência de assistência social convencionais. Deverá funcionar em articulação com os serviços de acolhimento e assegurar atendimento e atividades para desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e construção de novos projetos de vida. Terá que comportar, ainda, espaços destinados a atividades coletivas, higiene pessoal, alimentação e guarda de pe rtences pessoais, além de atendimento psicossocial.

Ao aceitarem o cofinanciamento do MDS, os municípios assumem o compromisso de abrir o Creas POP como unidade pública estatal, em local exclusivo e com equipe de profissionais. O MDS repassará, mensalmente, R$ 13 mil para a manutenção do serviço nessas unidades, que deverão também funcionar de forma cooperada com o Cadastro Único do município.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Guarulhos, em São Paulo, foi uma das primeiras a aceitar o cofinanciamento federal. Guarulhos foi contemplada com dois Creas POP. A cidade tem 1,3 milhão de habitantes e já recebe cofinanciamento do MDS para oferta de serviço de acolhimento (albergue municipal) para população em situação de rua.

Boletim MDS
 
Fonte: Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT) - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário