terça-feira, 3 de agosto de 2010

Berzoini: Folha está na campanha de Serra

Berzoini acusa Folha de estar em campanha para Serra

Acusação de envolvimento em dossiê apócrifo é tentativa de desqualificar sindicalistas e de mostrar PT como “partido que se dedica a manobras”

São Paulo – O deputado federal e ex-presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, acusa a Folha de S.Paulo de estar em campanha por José Serra (PSDB), candidato na corrida ao Palácio do Planalto. A crítica é a resposta do parlamentar a reportagem publicada no jornal paulista no domingo (1º), que traz informações sobre um dossiê apócrifo e com informações falsas sobre o ministro da Fazenda Guido Mantega.

“A Folha de S.Paulo está na campanha do Serra, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso vê isso”, acusa Berzoini, em entrevista à Rede Brasil Atual. “Então, tudo o que ela puder criar de matérias que passem a ideia de que o PT é um partido que se dedica a manobras, artimanhas, a fazer jogo baixo é interessante para eles”, completa.

A reportagem da Folha sustenta, com base em declarações de pessoas “da estrutura do governo” que falaram em condição de anonimato, que o dossiê falso é atribuído a lideranças ligadas ao PT e ao sindicalismo bancário. O material acusa a filha de Mantega, Marina, de reunir-se com Paulo Caffarelli, vice-presidente do Banco do Brasil, para fazer tráfico de influência. O imbróglio envolvia o fato de que o ministro da Fazenda defendia Caffarelli na presidência do fundo de previdência dos funcionários do Banco (Previ).

Na visão de Berzoini, entre membros do primeiro escalão do governo, não há nenhum crédito nem para a acusação contra as lideranças egressas do sindicalismo bancário nem para as informações falsas do dossiê. Ele critica ainda o uso de declarações “off the record”, em que o nome da fonte da informação é ocultado.

“O off é pior do que carta apócrifa, é o último reduto dos canalhas”, afirma. O jornal cita nove pessoas que teriam confirmado as suspeitas. “Em off, sempre tem um oportunista para falar. (O jornalista) pode ouvir pessoas do terceiro ou quarto escalão, pessoas de quem ele gosta e (que) tenha prazer de ouvir”, reclama.

O ex-presidente do PT também vê uma tentativa de desqualificar lideranças sindicais. “Como temos uma bancada sindical grande na Câmara e no Senado, temos um presidente da República, a governadora do Pará e da Bahia, e vários ministros com origem sindical, eles se sentem incomodados, acham errado”, critica.

“Para setores da mídia, sindicalista é um cidadão de segunda categoria. Até hoje, não se conformam de um sindicalista ter chegado à Presidência da República”, sustenta. “Sempre que podem, procuram desqualificar o sindicalismo; a matéria (de domingo) serve a isso também”, reitera.

Do Blog de Luiz Carlos Azenha

2 comentários:

  1. Olá, Lucio.
    Tudo bom?

    Meu nome é Paulo Castro, sou jornalista, e estou trabalhando no comitê da nossa futura presidenta Dilma, para cuidar e auxiliar o relacionamento de vocês - blogueir@s - com a campanha. Te enviei um e-mail - para o endereço que consta aqui no blog - você viu? Caso não tenha recebido, poderia me enviar um (blogueiroscomdilma@gmail.com) para que possamos conversar?


    Um abraço,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Cumpadi Lúcio, boa noite!

    Tem mensagem pra vc no Terra Brasilis:

    Acesse: http://profdiafonso.blogspot.com/2010/08/selo-de-ouro.html

    Abração!

    ResponderExcluir