domingo, 5 de setembro de 2010

Pesquisa DIÁRIO/Ipespe:Dilma cresce e passa Serra entre paulistas

Depois conquistar a liderança nas pesquisas nacionais de intenção de voto para presidente, a candidata do PT, Dilma Rousseff, ultrapassou José Serra (PSDB) também entre o eleitorado do estado de São Paulo. De acordo com o levantamento DIÁRIO/Ipespe, a petista está quatro pontos à frente do adversário tucano, em situação que caracteriza empate técnico, se considerada a margem de erro de 3,2 pontos. Ainda assim, é a primeira vez que Dilma assume o primeiro lugar junto ao eleitorado paulista desde o início da série de pesquisas, em junho.


Pelo levantamento feito nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, a candidata do PT está com 39% das intenções de voto, contra 35% de José Serra. A presidenciável do PV, Marina Silva, aparece em terceiro lugar, com 13%. O índice de Marina é semelhante aos percentuais que ela vem obtendo desde junho, variando entre 11% e 13%.

Já Serra e Dilma oscilaram no período. O tucano começou a série de pesquisas com 43% das intenções de voto do eleitorado paulista, 14 pontos à frente dos 29% de Dilma. Serra perdeu três pontos até o início do horário eleitoral de rádio e TV, em 17 de agosto, e nas duas semanas seguintes caiu ainda mais, chegando ao índice atual. Foi nesse mesmo período que Dilma mais conquistou eleitores, até ultrapassar o adversário.

Campanha na TV/O Ipespe já havia detectado o avanço de Dilma entre o eleitorado de todo o país na pesquisa feita entre 9 e 11 de agosto, antes do início da campanha na TV. Naquele levantamento, a petista aparecia com 39%, enquanto Serra tinha 33%. Ainda assim, o tucano mantinha vantagem de 11 pontos no estado, o que indica a importância que o horário eleitoral gratuito de TV teve para o crescimento de Dilma.

Apesar da virada da petista, Serra continua com ligeira vantagem num eventual segundo turno. Considerando só votos paulistas, ele teria 46%, contra 45% de Dilma, ou seja, estão tecnicamente empatados. Os outros seis presidenciáveis - Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) - não pontuaram na pesquisa.

Resultado revela boa fase que vive campanha do PT

O crescimento da candidatura de Dilma Rousseff entre os eleitores paulistas confirma a boa fase que a campanha da presidenciável petista atravessa. A avaliação é do cientista político Jairo Pimentel Júnior, consultor da pesquisa DIÁRIO/Ipespe. Segundo ele, a melhora no desempenho de Dilma no estado de São Paulo é uma tendência natural da dianteira que a concorrente já havia conseguido no país e mostra claramente a força da candidatura governista nessas eleições.

"A avaliação do governo do presidente Lula é bastante positiva. É natural que o eleitor que está contente com essa gestão queira a continuidade do governo", disse ele. Pimentel explicou que a campanha de rádio e TV serviu para que o público identificasse Dilma como a candidata de Lula. Isso a ajudou a crescer e a superar a vantagem de José Serra.

Pimentel reforçou, no entanto, que a eleição presidencial ainda segue indefinida. Apesar de apenas 8% dos eleitores ainda não terem decidido em quem votar e 5% demonstrarem intenção de anular o voto ou votar em branco, o consultor explicou que mais da metade dos entrevistados - exatamente 54% - revelaram ter pouco ou nenhum interesse na disputa eleitoral por enquanto.

"Esse eleitor pode mudar o voto na medida em que se interessar mais e acompanhar melhor a disputa", afirmou. Segundo ele, o escândalo da quebra do sigilo fiscal da filha de Serra, Verônica Serra, ainda não exerceu impacto junto ao eleitorado.

A metodologia utilizada na pesquisa

A pesquisa DIÁRIO/Ipespe foi feita por telefone nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Foram entrevistados 1.600 eleitores, sendo 600 na capital e mil em outros 99 municípios do estado. A margem de erro é de 3,2 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o número 802Governo Lula tem aprovação da maioria dos eleitores10/2010 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e 27461/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Datafolha mostra petista 22 pontos à frente

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu mais dois pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB) na pesquisa nacional do Datafolha, divulgada ontem, e está 22 pontos à frente do concorrente. Embora a variação dos índices de ambos esteja dentro da margem de erro do levantamento, os números confirmam a fase favorável da campanha petista, enquanto a candidatura tucana permanece em situação estagnada.

De acordo com o Datafolha, Dilma tem hoje 50% das intenções de voto, enquanto o ex-gove tem 28% da preferência do eleitorado. a presidenciável do PV, Marina Silva, tem 10% e está em terceiro lugar na corrida pelo Palácio do Planalto. Os demais concorrentes não alcançaram a marca de 1%. O total de eleitores que disseram que vão anular o voto ou votar em branco somou 4% e outros 7% não sabiam em quem votar.

A pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal "Folha de s. Paulo", foi feita na quinta e na sexta-feira, com base em 4.314 entrevistas em 203 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

No levantamento anterior do instituto, feito em 23 e 24 de agosto, Dilma tinha 49% da intenção de voto, enquanto Serra alcançava 28%. A oscilação positiva da petista e a variação negativa do tucano ampliaram a vantagem da candidatura governista. Pela pesquisa, Dilma está à frente de Serra em todas as regiões do país. A maior diferença a favor da petista está no Nordeste (41 pontos) e a menor, no sudeste (11).

O Datafolha também pesquisou a intenção de voto para governador. Como a pesquisa DIÁRIO/Ipespe mostrou na sexta-feira, Geraldo Alckmin (PSDB) continua na liderança, mas o segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT), reduziu a vantagem tucana. Alckmin tem 50%, contra 24% do petista. A diferença em favor de Alckmin é de 26 pontos. Na pesquisa anterior era de 34. O levantamento foi feito em 1 e 2 de setembro, com 2.050 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos.

Governo Lula tem aprovação da maioria dos eleitores

Os números da pesquisa DIÁRIO/Ipespe confirmam a boa avaliação que o eleitorado paulista faz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e podem explicar o crescimento da candidatura governista nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial. De acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados consideram ótima a gestão de Lula e outros 45% a avaliam como boa. Os índices somam um percentual de aprovação de 74%, sem contar os 18% que entendem que o governo tem desempenho regular. A desaprovação totalizou 8%.

Já a avaliação da gestão de Alberto Goldman (PSDB) reflete o pouco tempo que o governador está no cargo - ele assumiu o Palácio dos Bandeirantes no início de abril, substituindo José Serra, obrigado a renunciar para disputar a Presidência. Um total de 25% dos eleitores não souberam avaliar o desempenho de Goldman. Já 5% entenderam que a gestão estadual é ótima e 31% a consideram boa. A avaliação negativa somou 10%.

Para 7% dos eleitores, a administração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é ótima e 31% a avaliam como boa. Do outro lado, 12% deram conceito péssimo e 9% ruim. O total dos que julgam a gestão regular é de 40%. - Diário de São Paulo

Do Blog TERROR do NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário